terça-feira, 1 de junho de 2010

CREMEPE AMEAÇA FECHAR POSTOS DE SAÚDE

Médicos dizem que não têm segurança nos locais de trabalho

Bruno Bastos

Os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Adulto e Infantil de Olinda, localizados nos bairros do Varadouro e Peixinhos, respectivamente, estão ameaçados de interdição pelo Cremepe. Uma equipe técnica do Conselho vai visitar as unidades a pedido dos médicos, que fizeram um abaixo-assinado denunciando que são vítimas de agressões físicas e psicológicas dentro das unidades de saúde e que, do lado de fora, ficam à mercê de assaltantes.

A médica Carli Jansen, membro da comissão que entregou o documento ontem na sede do Cremepe, disse que alguns colegas já chegaram a “levar murros de pacientes irritados com a demora do atendimento”. 

O presidente do Cremepe, André Longo, garantiu que até hoje serão feitas as vistorias técnicas nas duas unidades. “Indepententemente de interditarmos ou não os SPAs, vamos convocar a Secretária de Saúde de Olinda e a diretora das unidades para se explicarem perante o Conselho”.

O Simepe declarou, através de nota, seu apoio às vistorias do Cremepe. “As unidades de saúde estão precisando de reformas estruturais urgentes e, sobretudo, de policiamento”, coloca o texto. Uma assembleia geral dos médicos de Olinda está marcada para a noite de hoje, onde a categoria vai discutir as condições de trabalho oferecidas pela prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Olinda, através de sua assessoria de Imprensa, afirmou que conhecia as denúncias dos médicos, mas que não recebeu nenhum comunicado oficial da categoria em relação à insegurança e que só vai se manifestar quando tiver conhecimento das denúncias formalmente.
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário