quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PREFEITURA COMEÇOU A LIMPAR OS CANAIS

Recebi da Secretaria de Imprensa da Prefeitura a informação de que foi iniciada a limpeza dos canais da cidade. Uma boa notícia e que deve tranquilizar um pouco os moradores de áreas críticas como Jardim Brasil, Ouro Preto (PE-15), Bairro Novo, Bultrins, Vila Popular, Jardim Fragoso e Rio Doce, que costumam sofrer com a chegada do inverno. Em 2008, a edição de julho do Folha Marim registrou imagens chocantes de alagamentos em vários bairros (veja abaixo).

 Aqui um carro coberto pelas águas, em Ouro Preto
De acordo com a Prefeitura o trabalho foi iniciado em janeiro, contemplando todos os 26 canais do município com ações de limpeza e capinação. No momento, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) está realizando a limpeza com máquina do canal que cruza a PE-15, antes da Cidade Tabajara, e o trabalho manual de capinação do Canal Bultrins/Fragoso. Ainda essa semana as ações serão iniciadas no Canal da Vida, antigo Canal da Malária, no Varadouro.

Cenas como esta, na PE-15, não podem se repetir, em 2010 
A Prefeitura diz que os serviços são realizados por uma equipe de 25 pessoas e serão intensificados após o Carnaval, com objetivo de preparar a cidade para a chegada do inverno. A Sosp realiza também um trabalho de conscientização nas comunidades que ficam nas proximidades dos canais, alertando a população sobre a importância de não descartar entulhos e lixo doméstico nos leitos.
A PMO conta ainda com um serviço de fiscalização que está sendo realizado por uma equipe de 20 pessoas nas áreas consideradas como pontos críticos da cidade. Os fiscais notificam com multas os moradores flagrados depositando lixo nos canais.
Ainda de acordo com a nota da Prefeitura, em 2009, realizou-se a limpeza de 27 km de canais. Alguns deles chegaram a ser beneficiados até duas vezes pelos trabalhos.

Áreas nobres, como Bairro Novo, sofreram com alagamentos, há dois anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário