quinta-feira, 15 de abril de 2010

AESO PROMOVE DEBATE SOBRE DIPLOMA DE JORNALISTA

As Faculdades Integradas Barros Melo(AESO) realizam, em 24 de abril, das 9h às 12h, no cineteatro da instituição, uma aula-palestra para debater o tema que tem preocupado profissionais do ramo e estudantes universitários: “A campanha pela nova regulamentação e obrigatoriedade do diploma de Jornalista”.

A coordenação do evento é do professor, Marcos Araújo. Para trocar ideias com o público foram convidados: o deputado estadual, Izaltino Nascimento, líder do Governo Eduardo Campos, na Assembléia Legislativa Estadual, e autor do projeto de lei que exige a obrigatoriedade do diploma para preenchimento de vagas no serviço público mediante concurso; Ayrton Maciel, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, que também respaldará o evento atualizando a todos sobre os avanços da categoria nessa luta; o deputado federal Maurício Rands, relator da PEC sobre a nova regulamentação do diploma, que debaterá a Proposta e Rômulo de Freitas Filho, professor, especialista em Direito Trabalhista, que falará sobre a regulamentação da profissão de jornalista e seus efeitos jurídicos concretos nas relações de trabalho. 

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site: www.barrosmelo.edu.br. “O papel do jornalista é de mediador social, atividade profissional que, uma vez desregulamentada, motivou um movimento nacional por uma nova regulamentação e retorno da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional. Debater sobre este tema é de fundamental importância”, explica Araújo. O objetivo do encontro é também atualizar o público sobre o movimento nacional em favor deste tema. Atualmente, projetos de lei que tratam da obrigatoriedade do diploma tramitam no Congresso Nacional em fase terminativa, bem como na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

TEMAS DAS PALESTRAS:
- “Regulamentação da profissão de jornalista e seus efeitos jurídicos concretos nas relações de trabalho”, professor de Direito Trabalhista da AESO, Rômulo de Freitas.
- “A obrigatoriedade do Diploma de Jornalista no Serviço Público Estadual”, deputado Isaltino Nascimento, autor de projeto de lei sobre essa matéria.
- “A campanha pela nova regulamentação e obrigatoriedade do diploma de Jornalista”, jornalista Ayrton Maciel, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.
 - “A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da nova regulamentação e obrigatoriedade do diploma de jornalista”, Deputado Federal Maurício Rands, relator da Proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário