quarta-feira, 14 de abril de 2010

OLINDA ABRIGA 6ª FLIPORTO

Mônica Melo

Além de sediar a Mimo - Mostra Internacional de Música de Olinda - e o projeto Arte em toda parte, a Cidade Alta passa a abrigar, este ano, a Fliporto. Transferência que ensejou a mudança de nome para Festa Literária Internacional de Pernambuco. O evento, realizado por cinco edições no balneário de Porto de Galinhas, alcança a 6ª versão com a proposta de ser mais inclusivo e o desafio de reestruturar as principais conferências. Entre os dias 12 e 15 de novembro, a programação contemplará o tema “Literatura judaica”, com homenagem à escritora Clarice Lispector.   

Em coletiva de imprensa, ontem, o curador da Fliporto, Antônio Campos, justificou a mudança de endereço: “O interesse é o de facilitar o acesso do público, serviremos melhor aos pernambucanos. Mas continuaremos a divulgar Porto de Galinhas e a apoiar ações no balneário, como a biblioteca de Maracaípe. Em Olinda, iremos promover circuito das bibliotecas para aproximar a comunidade e diálogo com os artistas dos ateliês”. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, destacou o impacto do evento sobre o município: “a Fliporto vai dar visibilidade ao patrimônio cultural de Olinda. Impulsionar a reestruturação da cidade, em termos de melhoria dos seus equipamentos. É um projeto que está associado à identidade do município. Para nós, um grande presente. Olinda empresta seu charme ao evento”.

Entre os escritores estrangeiros confirmados, figuram o canadense Alberto Manguel, autor de “À mesa com o Chapeleiro Maluco” e o argentino Ricardo Piglia, que assina “Respiração artificial”. A homenageada receberá atenção especial a partir da participação de Benjamin Moser, autor da famosa biografia “Clarice,” e de Nádia Gotlib. Os brasileiros Moacyr Scliar, do premiado “Manual da paixão solitária”, e Arnaldo Niskier (“A sabedoria judaica de A a Z”) também foram escalados. Se, na edição 2009, autores da Record foram majoritários, a Fliporto 2010 reunirá muitos escritores com títulos publicados pela Companhia das Letras.

Os autores irão ministrar palestras, que envolverão cerca de 30 convidados, em estrutura fechada, montada ao lado da praça do Carmo, com capacidade para abrigar em torno de 800 pessoas. Na praça, onde será instalado telão para que o público acompanhe a programação, serão realizadas as atividades da Fliporto Criança e do Cine Fliporto. Já o Fortim do Queijo foi reservado para a programação musical. 


As mudanças do evento se estendem à estruturação das conferências, comprometidas, na edição 2009, pela limitação do tempo destinado à explanação dos autores. “Traremos mesas com um ou dois escritores, mediados por profissional com conhecimento sobre a obra do autor e que apresente perfil de instigar o diálogo. Tudo para que a festa seja mais divertida e menos enfadonha”, explicou Mário Hélio, à frente da curadoria literária pelo segundo ano. Conforme Campos, a participação do autor local será garantida por espaço destinado a atividades da União Brasileira de Escritores - seção Pernambuco (UBE-PE). Está prevista a realização de 50 lançamentos, e são esperadas 25 mil pessoas na Fliporto 2010, contra 15 mil na edição anterior.

Folha de Pernambuco

Um comentário:

  1. NOSSA!!! AMEI DEMAIS ESSA NOTÍCIA, COM CERTEZA É BEM MELHOR PARA AS PESSOAS IR A FLIPORTO EM OLINDA, EM PORTO É UMA CONTRA MÃO ARRETADA. AGORA QUE É EM OLINDA ESTAREI LÁ COM CERTEZA, AINDA MAIS EM HOMENAGEM A CLARICE LISPECTOR... BOM DEMAIS!!!

    ResponderExcluir