quinta-feira, 8 de abril de 2010

PMO INTENSIFICA OPERAÇÃO INVERNO

Foto de 2009 no Canal dos Bultrins

A Prefeitura enviou informações ao blog sobre a preparação da cidade tendo em vista a aproximação do inverno. Segue o texto.

Com o objetivo de minimizar os transtornos causados pela chegada das chuvas, a Prefeitura de Olinda começou no início de 2010 a Operação Inverno.  A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) está realizando atividades de limpeza em geral, implantação de micro drenagem e monitoramento dos pontos de risco da cidade.

A meta da Comissão de Defesa Civil de Olinda (Comdecol) é dar continuidade aos serviços realizados no ano de 2009. Pontos de risco da cidade estão sendo eliminados com projetos estruturadores por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um dos exemplos é o Córrego do Abacaxi, localizado no bairro de Caixa D´Água, onde vem sendo realizados serviços de contenção de encosta, pavimentação, abastecimento d´água e esgotamento sanitário.

Além disso, a Comdecol vem realizando outros trabalhos preventivos importantes. Um deles é o retaludamento de encostas, um corte que feito na barreira com implantação de micro-drenagem para evitar deslizamento. A Defesa Civil também está trabalhando com a colocação de lonas e contenção de encostas em rip-rap, mistura de barro e cimento ensacados.

A PMO ainda está ampliando a implantação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), onde a Defesa Civil repassa para os moradores informações sobre o trabalho realizado nas áreas de risco, capacitando a população sobre como agir durante as chuvas. O primeiro bairro beneficiado com a iniciativa foi o de Peixinhos, mas outros Nudecs serão implementados nas demais áreas de morro da cidade.

Manutenção – Para garantir o sucesso da Operação Inverno, a Defesa Civil tem trabalhado em conjunto com a Secretaria Executiva de Manutenção Urbana, que está executando serviços nos pontos mais críticos observados em 2009. As principais vias da cidade estão sendo beneficiadas com serviços de limpeza de linhas d’água, pintura de meio fio, limpeza de galerias, recuperação de caixas coletoras e do sistema de drenagem.

Os trabalhos de manutenção urbana incluem ainda a limpeza dos canais México, Azeitona, Peixinhos, Ouro Preto, Lava Tripas, Malária, Matadouro, Peixinhos, Ponte Anita e Piaba de Ouro, que já foi concluída. Também estão em andamento os serviços de limpeza dos canais Bultrins/Fragoso e Bultrins. Além disso, até a chegada do período de chuvas, as ações da Sosp já terão contemplado o restante dos 26 canais da cidade.

Olinda possui 122 setores de risco. Com o objetivo de atender à população da cidade, a Comissão de Defesa Civil de Olinda trabalha em regime de prontidão.  Para entrar em contato basta ligar gratuitamente para 0800.281.2112. A sede da comissão funciona na Rua da Linha, 978, no Alto da Bondade.

2009 – Em 2009, a Prefeitura Municipal de Olinda centrou as ações da Operação Inverno nas obras de contenção de encostas e na limpeza dos 26 canais e canaletas que existem no município. De acordo com a Defesa Civil da cidade, não houve registro de morte por desabamento ou deslizamento de barreiras. De acordo com os índices pluviométricos registrados, a maior precipitação das chuvas foi no mês de maio com 460,96mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário