sábado, 6 de fevereiro de 2010

PREFEITURA ABANDONA ESCOLA NA ILHA DE SANTANA

Pichações e lixo. Retrato do descaso com a educação

Recebi de moradores da Comunidade de Santana (antiga Ilha do Rato), em Jardim Atlântico, denúncia sobre a situação da Escola Gregório Bezerra. A unidade foi fechada para reformas, há mais de dois anos, prejudicando cerca de 1.400 crianças. Pelas fotos enviadas percebe-se que nenhuma reforma foi iniciada, apesar das promessas da Prefeitura se repetirem desde a gestão ex-prefeita Luciana Santos. Além do inexplicável abandono em uma das comunidades mais carentes da cidade, registre-se também a absurda falta de respeito com a memória de Gregório Bezerra, que foi um reconhecido líder comunista pernambucano.

Os pais dos alunos reclamam que os estudantes foram redistribuídos para outras unidades de ensino longe de suas casas e muitos não têm condições de ir para a nova escola. “Temos que fazer longas caminhadas para levar os meninos para as outras escolas. E muitas crianças vão a pé, correndo riscos por conta da violência. Tem mais de dois anos que a situação é essa. A Prefeitura só faz prometer, prometer e nada”, disse Verônica Cardoso, mãe de três alunos que deveriam estudar perto de casa.

Agora a minha opinião pessoal.
Gregório Bezerra foi analfabeto até a idade adulta (25 anos) e por isso mesmo era extremamente sensível à causa da educação. Lutou contra as desigualdades sociais e foi reconhecido como um grande líder político brasileiro, juntamente com nomes como Miguel Arraes, Francisco Julião, Leonel Brizola, entre outros. Foi perseguido e preso porque defendia melhorias na educação, na saúde, mais emprego, reforma agrária e o fim da fome.

A cidade de Olinda é administrada, há nove anos, pelo Partido Comunista (?) do Brasil (PCdoB) e ao tratar uma escola que homenageia um dos ícones do movimento comunista desta maneira demonstra claramente a falta de compromisso com princípios que sempre foram marca registrada dos camaradas em todas as partes do mundo. As fotos me causaram indignação. Gregório Bezerra deve estar se revirando no túmulo até agora.
Como Gregório se sentiria com esta "homenagem"???

3 comentários:

  1. Retrato de um governo ausente.

    ResponderExcluir
  2. Retrato de uma comunidade de vândalos!!!
    Foi o "governo" que depredou a escola???

    ResponderExcluir
  3. As "crianças" querem estudar???
    E quando a escola existe, está equipada, com professores, merenda e tudo o que é preciso e os alunos ficam "tirando onda", desrespeitando os funcionários, não estudam, baixam os pneus dos carros dos professores, fumam maconha dentro dos banheiros???
    A "culpa" é também do govervo?????
    Que nada, isso tudo é discurso barato, quando a comunidade quer, ela se une e recupera a escola, pede ajuda, zela pelo patrimônio que lhe pertence.
    O problema é que muitas gente não adquiriu a consciência de que é " o patrimônio público lhe pertence...

    ResponderExcluir