quarta-feira, 10 de março de 2010

CHEFS DE COZINHA CRIAM MERENDA ESPECIAL PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Prefeitura quer melhorar refeições servidas aos estudantes

A meninada que estuda em 15 escolas da rede municipal, atendidas pelo Programa de Segurança Alimentar e Educacional (PSAE), ganhará um presente especial pelos 475 anos de Olinda. Aproveitando a data a Secretaria Municipal de Educação lança o projeto “Receitas de Alimentação Escolar Por Grandes Chefs”, que convidou nove renomados chefs de cozinha de Pernambuco a fim de criar pratos para a merenda com receitas especiais, além de serem batizadas com nomes dos monumentos históricos. A distribuição da refeição especial ocorre amanhã (11).

O projeto tem o objetivo de difundir junto aos alunos os sabores da nossa gastronomia com uma dimensão mais ampla. “Tudo envolverá os aspectos imateriais da culinária regional, expressões de seus sabores típicos, seus perfumes, mitos, hábitos alimentares, elementos pictóricos altamente expressivos que aguçam fortemente os nossos sentimentos”, teoriza Leocádia da Hora, secretária de Educação de Olinda.

De acordo com ela a idéia é permitir uma melhor qualidade da alimentação das crianças, aguçando o paladar infantil e incluindo estas receitas no dia a dia das escolas. Também serão promovidas capacitações de merendeiras e trabalhadores do PSAE. “Nosso objetivo final é a publicação de um livro com receitas de chefs e merendeiras. Olinda será pioneira e exemplo para muitas outras cidades com esta preocupação".

Confira o que cada chef irá preparar para a criançada:
1.ALCINDO QUEIROZ – FARÓIS DE OLINDA (penne ao molho colorido de carne moída e soja, acompanhado com cascas de queijo).
2.CÉSAR SANTOS – BOBÓ DE FRANGO AO SÍTIO DOS REIS
3.LUCIANA SULTANUM – RISOTO DE ABOBORA E MILHO COM GUIZADINHO
4.JEFF COLAS – MINI-HAMBÚRGUER DO FORTIM (macarrão parafuso com mini-hambúrguer de carne moída, cenoura, tomate e salsa).
5.PAULO CARVALHO – CACHORRO QUENTE RICO DA PRAÇA DO CARMO (pão com recheio de carne moída e salsicha, enriquecido com beterraba, cenoura, chuchu e batata ralada com molho de tomate).
6.ANDRÉ SABURÓ MATSUMOTO – RISOTO JAPONÊS DOS BONECOS GIGANTES (arroz de frango e legumes à moda japonesa).

Fonte: PMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário