segunda-feira, 22 de março de 2010

GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA CHEGA A 19,5% DOS PARTOS DE OLINDA

Gravidez precoce representa risco para mãe e filho

De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em 2009, cerca de 19,5% do total de gestantes de Olinda são adolescentes. Com base nesse elevado índice, a Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), realiza o Seminário de Acolhimento da Gravidez na Adolescência, de hoje até quarta-feira, das 9h às 17h, no auditório do Flat Quatro Rodas.

“Técnicos da OPAS estão visitando nossas maternidades para conhecer o trabalho que é realizado pelas equipes que fazem o atendimento”, explicou Tereza Miranda, secretária de Saúde de Olinda. Durante o seminário, o trabalho dos consultores que vieram do Peru e do Equador será capacitar as equipes das maternidades para um modelo de atenção diferenciado às adolescentes. O eixo temático da programação é adolescência como construção social, atenção integral de adolescentes e serviço de saúde amigável.  

“A meta é promover a redução da gravidez recorrente na adolescência”, completa Tereza Miranda. Estima-se que no Brasil, 40% das adolescentes tornam a ficar grávidas ainda na adolescência. Esta gestação é considerada de risco, podendo ocasionar prematuridade, baixo-peso ao nascer, mortalidade materna e neonatal, além de impactar fortemente na vida sócio-econômica e familiar desta adolescente. 

SERVIÇO:
Seminário de Acolhimento da Mulher Grávida na Adolescência
Data: 22, 23 e 24/03
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório Flat Quatro Rodas
Fonte:PMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário