quinta-feira, 25 de março de 2010

EVENTOS DA SEMANA SANTA COMEÇAM HOJE

Procissões são uma tradição Católica secular, em Olinda

As celebrações em comemoração à Semana Santa começam hoje (25), com a Procissão do Encerro, saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir, no Carmo, e segue até a Igreja da Sé, a partir das 19h. A sexta-feira (26) será marcada pela realização da tradicional Procissão dos Passos (Via Sacra), durante a qual todos os nichos da cidade ficaram abertos para receber os fiéis durante cada parada. A procissão começa às 19h, na Igreja da Sé, e segue até o nicho da Rua 27 de Janeiro, onde acontece a representação das três quedas de Cristo.
 
O dia 28 de março, Domingo de Ramos, começa com a Benção dos Ramos, às 7h30, no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, Rua Frei Afonso Maria, 199, no Amaro Branco. Em seguida, os fiéis poderão acompanhar a Procissão de Ramos, que sai do Convento de São Francisco, na Rua de São Francisco, Carmo, a partir das 8h, e retorna para o mesmo lugar. 

Na Igreja do Carmo, na Praça do Carmo, tem a Santa Missa com a Bênção dos Ramos, a partir das 11h, e Missa Dominical na Igreja Nossa Senhora das Neves, Convento de São Francisco, às 8h. À tarde, às 17h, a programação conta com a realização da Bênção dos Ramos com Leitura do Evangelho, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir, na Praça de São Pedro. No mesmo horário, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Bonsucesso, 45, Bonsucesso, também fará a celebração do Domingo de Ramos.  
 
Na segunda-feira (29) tem Confissão auricular, às 9h, na Matriz de São Pedro Mártir e Confissão na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, às 15h. Às 19h, acontece missa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Às 19h30, tem Celebração Penitencial, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, na Praça Miguel Canuto, s/n, Guadalupe. Já na terça-feira (30), a programação começa com Confissão auricular, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir, às 9h.

Também haverá Confissão, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, às 15h. À noite, às 19h, tem missa na Matriz de São Pedro mártir. No mesmo horário tem Celebração Penitencial, na Igreja Nossa Senhora das Neves, e Caminhada das Sete palavras de Jesus na Cruz, com saída da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe em direção a comunidade de Santa Clara. 
 
Na quarta-feira (31), a programação começa com Confissão auricular, às 9h, na Matriz de São Pedro Mártir, e Confissão na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, às 15h. Na Igreja do carmo acontecem a Celebração Penitencial e confissões, a partir das 18h30. Já às 19h, tem missa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir e Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. O dia se encerra com a tradicional Procissão do Fogaréu, que acontece a partir das 21h. O cortejo sai do Mercado Eufrásio Barbosa, no varadouro, e passa pela Igrejas de São Sebastião, Mosteiro de São Bento, Igreja de São Pedro, Igrejas de N. S. do Carmo, do Bonfim, do Amparo e a São João dos Militares, onde Jesus, simbolizado por um estandarte, é preso e as tochas são apagadas, uma a uma. Depois um dos farricocos (fiéis encapuzados que representam a guarda romana) explica aos participantes a simbologia da Procissão.
 
Na agenda da quinta-feira (1º de abril) o destaque vai para a Missa dos Santos Óleos que começa às 9h, com procissão que sai do Seminário de Olinda e segue para a Igreja da Sé. Na parte da tarde,às 17h, tem Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés, também na Igreja da Sé. Após a celebração, haverá a transladação do Santíssimo para a Capela de São Roque e adoração até às 20h. A Igreja de São Pedro Mártir também realiza Lava-pés e Missa da Instituição da Eucaristia, às 17h.  Na igreja do Carmo, os fiéis poderão pretigiar a Missa Solene da Ceia do Senhor, às 18h. No mesmo horário, a Matriz de São Pedro Mártir realiza a Adoração ao Santíssimo. 
 
Na Sexta-feira Santa (02/04), a programação começa cedo às 5h, com a Via Sacra que começa Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Em seguida, às 8h, a comunidade da Ilha do Maruim também realiza Via Sacra. À tarde, às 15h, tem Ação Litúrgica - Leitura da Paixão de Cristo, Adoração da Cruz e Comunhão, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Ainda às 15h, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus, na Igreja de Nossa Senhora das Neves e podem também participar da celebração da Paixão do Senhor, na Igreja do Carmo. Em seguida, às 16h, acontecerá a Procissão do Senhor Morto, que sai do Convento de São Francisco e segue pelo Alto da Sé, R. Bispo Coutinho, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Rua 13 de Maio, Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Av. Liberdade e depois volta para a Ladeira de São Francisco. 
 
A programação do Sábado de Aleluia (03/04) contará com a realização da Vigília Pascal, a partir das 20h, na Igreja Nossa Senhora das Neves e na Matriz de São Pedro Mártir. Durante a celebração na Igreja de Nossa Senhora das neves haverá distribuição gratuita de velas para a Vigília. A Igreja do Carmo realiza a Solene Vigília da Ressurreição do Senhor, mas às 19h30. Em seguida, às 20h30, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe também terá Vigília Pascal. Às 22h, tem Vigília Pascal, Bênção do Fogo e da Água, Canto do Exulte e Missa Festiva de Aleluia, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir. 
 
No último dia do roteiro, o Domingo da Ressureição do Senhor (04/04), a programação começa cedo, às 6h, com a Procissão da Ressurreição do Senhor, que sai da Igreja Nossa Senhora das Neves, no Convento de São Francisco, e volta para o mesmo local, onde será realizado um café da manhã com os fiéis, às 8h. Em seguida, às 8h30, acontece a Missa da Páscoa, na Igreja Nossa Senhora das Neves. Na Igreja do Carmo acontece a Missa da Ressurreição do Senhor, a partir das 11h. No final da tarde, às 18h, acontece Missa Festiva de Páscoa, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir e, às 19h30, tem Missa Solene da Páscoa do Senhor, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.
Fonte: PMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário