domingo, 28 de março de 2010

PCdoB APÓIA PRISÃO DE DISSIDENTES EM CUBA

Declaração de líder comunista foi absolutamente infeliz

Pedro Tinôco*
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rebelo, afirmou, em entrevista publicada hoje (28), no jornal Folha de Pernambuco, que não vê problemas em um país como Cuba manter "presos políticos". Como a nossa cidade está entrando no décimo ano sob administração deste partido, acho que seria oportuno saber se a opinião do prefeito Renildo Calheiros sobre este tema é a mesma do dirigente nacional. Em Cuba, onde o regime comunista foi implantado por Fidel Castro, há 50 anos, qualquer pessoa que se manifeste contrariamente ao governo pode ser presa. Aqui, graças a Deus, por enquanto, ainda temos liberdade para escrever um blog ou emitir opiniões sem ir para a cadeia.


Para que não reste qualquer dúvida sobre a forma de pensar do senhor Renato Rebelo, reproduzo parte da entrevista dele à Folha de Pernambuco, que pode ser conferida na íntegra clicando aqui: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica/558338?task=view.


Qual a sua análise para a postura do governo brasileiro diante da situação dos presos políticos em Cuba? 



O problema de Cuba a gente não pode dizer dentro de um contexto isolado. É uma ilha cercada por uma grande potência (os EUA) que faz um bloqueio econômico há mais de 40 anos. É claro que o PCdoB defende os direitos humanos. Acho que cada país tem o direito de ter o detento que ele acha que é nocivo ao seu regime desde que se respeite o direitos humanos. Que não haja tortura, maus tratos e que a pessoa seja tratada com dignidade. Ninguém fala de Israel que tem mais de mil presos políticos. 


Então os fins justificam os meios em Cuba? 


Ser preso é problema dos direitos humanos? Eu não condeno ter preso político. Condeno a tortura e o mau trato. Acredito que Cuba trata bem os seus presos. Não creio que torture. Trata com certa dignidade.


Particularmente achei absurda, em pleno ano de 2010, a fala dele que diz: "Cada país tem o direito de ter o detento que ele acha que é nocivo ao seu regime". Ou seja, para o correligionário do nosso prefeito Renildo, em tese, qualquer um que pense diferente dele deve ser preso e visto como uma ameaça. 


Pense numa coisa reacionária!!! Por favor alguém avise a este senhor que o Muro de Berlim caiu há 20 anos e a democracia representativa é o sistema vigente na esmagadora maioria dos países civilizados.


AVISO: Esta é só minha opinião. E se eu for preso, farei greve de fome!!!

*Jornalista e editor do blog Folha Marim

Nenhum comentário:

Postar um comentário